sábado, 28 de abril de 2012

GEOMETRIA


O ato de aprender Matemática, ao passar dos anos deixou de ser uma exclusividade para quem tinha posses e precisava saber como administrá-los, para uma ciência necessária à todos. Pois está presente em muitas situações do dia-a-dia.
De acordo com os PCNS a matemática caracteriza-se, como forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Infelizmente a matemática não tem sido olhada com bons olhos, por grande parte dos alunos do ensino básico, principalmente a geometria.
A geometria é a parte da matemática que tem como objeto de estudo o espaço e as figuras. Permite o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centro de gravidade de objetos,...
Vivemos num mundo intuitivamente geométrico e tridimensional – tudo tem comprimento, largura e altura. A exploração de diversos materiais torna a aula mais interessante e agradável. Estes materiais estão disponíveis no nosso cotidiano, como embalagens de remédios, caixas podendo explorar a planificação através da visualização, manipulação e identificação das formas geométricas. Comparar figuras tridimensionais, identificar semelhanças e diferenças, bem como suas propriedades.
Os jogos matemáticos, além de ser uma atividade lúdica, também propicia aprendizagem, interage com os colegas, explora os conhecimentos adquiridos. Longe de servirem apenas de diversão, o que já seria importante, eles propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras educativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário