sábado, 28 de abril de 2012

GEOMETRIA


O ato de aprender Matemática, ao passar dos anos deixou de ser uma exclusividade para quem tinha posses e precisava saber como administrá-los, para uma ciência necessária à todos. Pois está presente em muitas situações do dia-a-dia.
De acordo com os PCNS a matemática caracteriza-se, como forma de compreender e atuar no mundo e o conhecimento gerado nessa área do saber como fruto da construção humana na sua interação constante com o contexto natural, social e cultural.
Infelizmente a matemática não tem sido olhada com bons olhos, por grande parte dos alunos do ensino básico, principalmente a geometria.
A geometria é a parte da matemática que tem como objeto de estudo o espaço e as figuras. Permite o uso dos conceitos elementares para construir outros objetos mais complexos como: pontos especiais, retas especiais, planos dos mais variados tipos, ângulos, médias, centro de gravidade de objetos,...
Vivemos num mundo intuitivamente geométrico e tridimensional – tudo tem comprimento, largura e altura. A exploração de diversos materiais torna a aula mais interessante e agradável. Estes materiais estão disponíveis no nosso cotidiano, como embalagens de remédios, caixas podendo explorar a planificação através da visualização, manipulação e identificação das formas geométricas. Comparar figuras tridimensionais, identificar semelhanças e diferenças, bem como suas propriedades.
Os jogos matemáticos, além de ser uma atividade lúdica, também propicia aprendizagem, interage com os colegas, explora os conhecimentos adquiridos. Longe de servirem apenas de diversão, o que já seria importante, eles propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras educativas.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Plano de aula

TEMA: Sólidos Geométricos

Formulário de Plano de Aula

DADOS

Escola: E. E. X
Professora Tania
Duração da atividade: 4 horas-aula
[ X ] Ensino Fundamental [ ] Ensino Médio 5ª Série
Conteúdos: planificação dos sólidos geométricos
Disciplinas envolvidas: Matemática, Artes.

Objetivos

Objetivo Geral
• Conhecer os sólidos geométricos e a planificação de cada um
Objetivos específicos:
• Pintar, recortar e montar os sólidos geométricos
• Explorar os sólidos: cubo, paralelepípedo e prismas
• Confeccionar lustres envolvendo os sólidos geométricos

Metodologia

1. Para iniciar, a classe deve estar disposta em grupos. Os alunos receberão desenhos dos sólidos geométricos: cubo, paralelepípedo e prismas para pintarem. Depois que todos pintarem deverão recortá-los e montá-los.
2. O professor juntamente com os alunos nomeará cada sólido. Pedirá que prestem atenção ao montá-lo e desmontá-lo para conhecerem a planificação de cada um.
3. Explicará que todos possuem vértices e arestas, mas que cada um tem arestas e vértices diferentes. Serão contados e anotados num relatório: sólido por sólido, a fim de serem comparados posteriormente.
4. Depois que os sólidos estiverem todos montados faremos um lustre de sólidos geométricos que ficará exposto na sala de aula.
5. Exercícios de fixação sobre a planificação dos sólidos.

Recursos

• Lápis de cor
• Giz de cera
• Folhas de papel sulfite
• Lápis de escrever e borracha
• Bambolê

Avaliação

Como critério serão considerados os índices de envolvimento do aluno na atividade, seu empenho em participar das atividades e a construção de cada sólido geométrico.

Bibliografia

http://www.youtube.com/watch?v=cARhEZcaVuY&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=W4bt6-c2NQk&feature=related

FONSECA, Maria da Conceição F. R.et.al O ensino da geometria na escola fundamental – três questões para a formação do professor dos ciclos iniciais. 2.ed.ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LORENZATO, Sérgio. Por que não ensinar Geometria? In: Educação Matemática em Revista – SBEM 4, 1995.

sábado, 21 de abril de 2012

Aplicação das novas tecnologias na educação

A criança que chega à escola já tem acesso a mídia. Ficam longo tempo em frente à televisão, ouve rádio e CD, joga games, utiliza computadores, navega na internet, pesquisa,...
Os aparelhos como televisão, vídeo, retroprojetor, rádio e o computador facilitam a aprendizagem quando são utilizados como recursos pedagógicos.
Vamos usar estes recursos em nossas salas de aula? Vamos ampliar os conhecimentos dos alunos?
A Geometria pode se tornar interessante a partir de recursos pedagógicos bem selecionados.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS

Sólidos Geométricos
Sólido
faces
aresta
vértices
Cubo
6
12
8
Paralelepípedo
6
12
8
Prisma de base triangular
5
9
6
Prisma de base
6
12
8
Pirâmide triangular
4
6
4
Pirâmide Quadrangular
5
8
5

terça-feira, 17 de abril de 2012

Educação e Comunicação

Ver imagem em tamanho grandeA tecnologia, a educação e a comunicação sempre estiveram ligadas e caminhando juntas.
Hoje numa sociedade digitalizada e globalizada percebemos que as informações são veiculadas rapidamente na mesma proporção em que são produzidas.
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde se exige um indivíduo mais atuante, pensante e pesqquisador, com autonomia intelectual, precisando ser revistos competências e atitudes.
É função da Escola, enquanto instituição, formar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos e os incentivar a usar este meio de comunicação. Colocando-o em contato com estas novas tecnologias.
O professor precisa levar para a sala de aula essas tecnologias. A incorporação de imagens, sons e movimentos enriquece as experiências dos alunos e as aulas tornam-se mais viva e dinâmica.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Brincando com o Tangran

O Tangran é um jogo chinês formado de 7 peças.Significa "tábua das sete sabedorias".
Com o Tangran podemos representar mais de mil figuras. O professor pode explorar em sua sala de aula a criatividade e a imaginação.
O Tangran desenvolve também a atenção, a discriminação visual, o pensamento lógico, as noções de formas geométricas e a relação parte-todo/todo-parte.

Consulte o link:
http://www.youtube.com/watch?v=gpmzaE3LXGs

Alguns exemplos de desenhos que podemos fazer usando o Tangran: